terça-feira, 12 de outubro de 2021

Resolução de problemas e criatividade

 

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E CRIATIVIDADE

Trabalho apresentado à disciplina de 
Processos Psicológicos II para obtenção 
de nota parcial. 1º e 2º período de Psicologia.

Professora: Lia Paula Rodrigues Gomes


Introdução

O presente trabalho tem por objetivo apresentar um programa criado por um grupo de alunos do curso de Psicologia da Unitri, exclusivamente para pessoas com obesidade, as quais apresentam dificuldade em perder peso.

Visando uma melhor qualidade de vida para essas pessoas com diversos tipos de obesidade, o grupo de alunos empenhou-se em angariar recursos e mão de obra qualificada para garantir que o programa tivesse não apenas um resultado positivo para os participantes, mas pudesse ser o início de um ciclo de mudanças de hábitos para toda a comunidade do bairro que foi escolhido como pioneiro desse projeto, com vistas para ampliar para toda a cidade de Uberlândia.

Para tanto, foi necessário muita dedicação, disposição e trabalho em equipe para planejar, organizar, avançar e recuar quando necessário, aparando as arestas e prosseguindo sempre com o intuito de dar o melhor para cada participante.

O programa em si seguiu um roteiro que na verdade leva o nome de “Ciclo da resolução de problemas” de Sternberg (2010). Este ciclo conta com 7 passos importantes que serão apresentados a seguir.

 

 I - Identificação do problema

Levando em consideração o alto índice de obesidade entre as pessoas na faixa etária entre 30 e 40 anos, de um bairro de periferia da cidade de Uberlândia, alunos do curso de Psicologia da Unitri criaram um programa através de uma ação comunitária. Esta ação conseguiu estabelecer parcerias com profissionais da área da saúde que contava com médicos de várias especialidades, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais dentre outros, além do patrocínio de empresas privadas e um trabalho de conscientização dos residentes desse bairro.

Por se tratar de um programa piloto, ou seja, um modelo ainda não experimentado, dentre inúmeras pessoas pré-selecionadas, apenas 10 foram consideradas aptas a participar do programa. O critério estabelecido, além da idade, era que os candidatos estivessem entre 30% e 50% acima do seu peso. Foram destinadas 50% das vagas para pessoas do sexo feminino e 50% para pessoas do sexo masculino.

Identificado o problema, a obesidade entre pessoas de 30 a 40 anos de idade, realizou-se uma sabatina para saber sobre o que cada pessoa esperava do programa, bem como suas maiores dificuldades, problemas de saúde de ordem genética e emocional, bem como ansiedade, compulsão e ou simplesmente uma alimentação desregulada.

Previamente, um grupo de alunos do curso de Psicologia, sendo eles Samara, Karoline, Lisandra, Jamylla, Débora, Lauriene e Ailton, através de entrevista com cada participante em separado conseguiram identificar 4 grupos de acordo com a expectativa, força de vontade e o astral (emoção).

Os grupos ficaram assim divididos:

A – 40% das pessoas, 3 homens e 1 mulher, estavam literalmente tranquilas quanto ao seu peso atual, não vendo problemas nem riscos em continuar do mesmo jeito. Com muito medo de largar suas rotinas para uma mudança de vida proposta pelo programa, que visava restabelecer a saúde e principalmente uma nova qualidade de vida, preferiram agir de forma pessimista descredenciando a iniciativa da ação comunitária. Portanto, retiraram-se do programa. Apesar desse resultado inicial negativo, os alunos já pensavam numa maneira de reingressá-los numa segunda rodada do programa, mas para isso seria necessário muito empenho de toda a equipe envolvida para gerar a motivação necessária aos participantes restantes. (SEM RESULTADO INICIAL)

B – Do restante dos participantes, uma mulher e um homem estavam bem focados e otimistas nas diretrizes do programa e vislumbravam boas melhoras para a saúde corporal independente das mudanças necessárias de hábito que haveriam de acontecer. Notava-se desde o princípio que a motivação seria o quesito principal dessa dupla entusiasmada que, deixando problemas particulares de lado, agarraram a oportunidade como única. (MELHOR RESULTADO A SE ESPERAR = NOTA ENTRE 9 E 10)

C – Outras duas mulheres permaneceram sem muito entusiasmo e talvez não levando a sério nem a oportunidade de mudança nem o programa em si. A equipe de alunos de Psicologia percebeu que haveria de ter uma motivação maior para com essas duas mulheres levando em conta os transtornos que elas traziam em sua bagagem. Com o emocional abalado, gerando picos de depressão e ansiedade, mesmo que não se alimentassem exageradamente, presumia-se que seus hormônios estavam descontrolados e que, na somatória tudo colaborava para a obesidade em que se encontravam. (RESULTADO ENTRE 3 E 5)

D - Os últimos dois, outro homem e outra mulher, demonstravam muita insegurança e medo de largar seus hábitos. Sentiam como se estivessem dando um pulo no desconhecido. Mesmo com o estado emocional abalado quiseram arriscar na tentativa. Essa dupla foi identificada como mediana com tendências a se ter um resultado mais promissor, em comparação com a dupla C. Havia um comportamento de compulsão (ou impulsivo) regado por uma fuga emocional que era descontada na alimentação desregrada. Eram cientes de seus atos, tinham medo das mudanças, mas a vontade de prosperar nos resultados era maior e fazia diferença na motivação final. (RESULTADO ENTRE 6 E 8)

 

II – Definição do Problema

Após os organizadores classificarem os participantes restantes, levando em conta o otimismo e força de vontade, foco e determinação, foram formadas 3 duplas a partir desses critérios.

Todas as pessoas selecionadas apresentam um nível considerável de obesidade, variando entre 30% e 50% acima de seu peso considerado ideal. O problema, ora constatado, foi definido pelo grupo de alunos da Psicologia, que a obesidade estava comprometendo a saúde e qualidade de vida dos participantes.

A representação do problema se encontra principalmente na dificuldade individual e coletiva que as pessoas encontram para perder peso. As estratégias de emagrecimento foram traçadas pela equipe multiprofissional, que foi trabalhando cada dupla e cada pessoa em sua individualidade.

Levando em conta que quatro pessoas desistiram, as duplas restantes foram classificadas em:

·         B, participantes que estavam bem otimistas;

·         C, participantes que estavam pessimistas;

·         D, participantes que estavam inseguros com o programa.

 

III – Elaboração de uma estratégia para a solução do problema

Entendemos que a estratégia pode ter mais de um tópico para depois serem analisados e sintetizados. Dessa forma foram elencadas as seguintes possibilidades de solução do problema “obesidade” como alternativas para todos do grupo, a seguir:

1) Consulta com nutricionista para análise do IMC, reeducação alimentar, valor nutricional dos alimentos, dieta e preparação dos alimentos, em que se estabeleceram rotinas e horários adequados de alimentação;

2) Indicação de consulta e acompanhamento com preparador físico para montar programa de atividade física regular em que todos se mantiveram ativos na busca da perda de peso;

3) Sensibilização da família para que todos fossem incentivados a ter uma alimentação saudável e praticassem exercícios físicos e assim, os participantes do programa estivessem motivados e seus familiares pudessem acompanhá-los na jornada em busca da perda de peso;

4) Acompanhamento psicológico ao paciente para identificar problemas emocionais que pudessem impactar diretamente no ganho de peso, autoestima e autoimagem, criando rotinas simples de autocuidado, mudanças no estilo de vida e à medida em que o os integrantes fossem retomando o controle de suas atitudes, tais rotinas eram melhoradas gradativamente;

5) Consulta clínica com endocrinologista e cardiologista para acompanhamento de possíveis patologias associadas a obesidade, como pressão alta, stress, colesterol, análise de possível necessidade de cirurgia bariátrica, avaliando também a necessidade de administração de medicamentos.

 

IV – Organização das informações sobre um problema

A organização das informações foi realizada levando em conta a individualidade de cada participante e seguidamente em duplas, as quais foram alocadas conforme critérios estabelecidos e já explicados anteriormente. Desse modo, tais informações sobre os problemas individuais foram essenciais nesse passo do “ciclo” para então posteriormente encontrar uma solução viável.

Pelo programa identificamos a necessidade de organizar os problemas de 3 formas, sendo elas individual, coletiva e de duplas:

1)    COLETIVA: No programa foram identificados problemas que os participantes apresentam em comum, como a falta de tempo, refeições realizadas de forma errada, compulsão alimentar e falta de recursos.

 

2)    DUPLAS: As pessoas foram separadas em duplas de acordo com o seu grau de otimismo, principalmente, ou a falta dele. A partir daí foi identificado problemas que a dupla apresenta em comum:

 

·         1° DUPLA: apesar de notado grande otimismo ao longo do programa podemos destacar a organização dos problemas dessa dupla como o medo da mudança, insegurança, falta de tempo, presença de baixa autoestima e sobrecarga na vida empresarial;

·         2° DUPLA: já essa dupla, mesmo apresentando um grande otimismo foi notado uma compulsão alimentar, em que usavam o alimento como uma válvula de escape para os seus problemas emocionais, tendo em vista ansiedade e problemas hormonais;

·         DUPLA: foi observado um meio termo de dedicação e otimismo e por terem uma rotina agitada, a falta de tempo é um obstáculo, porém foram dedicados soluções e recursos certos para que continuasse no programa.

3) INDIVIDUAL: Podemos mencionar problemas que foram notados individualmente e organizados em tópicos para melhor acompanhamento do programa:

1. Baixo otimismo com o programa;

2. Baixa autoestima;

3. Falta de tempo e pouca dedicação;

4. Falta de recursos, sobrecarga na rotina;

5. Compulsão alimentar causado por traumas na infância;

6. Compulsão alimentar por não saber lidar com as frustações da vida adulta, usando o alimento como válvula de escape.

 

V – Alocação de recursos

Das três duplas participantes, a D não tinha todos os recursos como as outras e, com a falta de tempo e dinheiro, tiveram que recorrer a outros recursos acessíveis. Mesmo com o auxílio do programa e com a ajuda de profissionais capacitados, os candidatos precisaram se esforçar.

Eles começaram alternando entre caminhada e corrida, numa média de 30 minutos por dia, além de praticar exercícios em aparelhos fixados na praça do bairro, considerando que uma vez por semana o preparador físico estava presente para dar as devidas orientações e tirar dúvidas.

Os candidatos com o auxílio dos nutricionistas tiveram que reeducar a alimentação, substituindo alimentos calóricos por alimentos saudáveis, sendo eles frutas, legumes, fibras, proteínas e verduras, e descobriram que eles podiam custar bem menos que alimentos industrializados e considerados não saudáveis

E, não menos importante, os participantes adquiriram o hábito de beber bastante água. A quantidade foi calculada pelos nutricionistas do programa de acordo com o peso corporal de cada um.

 

VI – Monitoramento da solução de problema

Durante o programa foram criados métodos de monitoramento como grupo no whatsapp, em que os participantes podiam se comunicar diariamente, trocando receitas, além de interagir e incentivar uns aos outros.

Também foram realizados encontros semanais em grupo e individual, com a participação de psicólogos e nutricionistas visando auxiliar, esclarecer dúvidas e dar sugestões de melhoria. O monitoramento da solução de problema, de forma individual e coletiva, visava diminuir ao máximo o distanciamento entre o participante, sua estratégia, sua meta a curto, médio e longo prazo, bem como seu objetivo final: perca de peso para uma melhoria na qualidade de vida.

Os participantes também contaram com o monitoramento mensal nutricional onde eram avaliadas a evolução de cada um através de suas medidas. Alguns perderam mais peso na balança e outros em medidas.

Durante a terapia em grupo ficou estipulado entre os próprios participantes a prática de atividades físicas diária de no mínimo 1 hora, dentro do período de sua preferência, como forma de auxiliar. Caminhada, dança, natação, musculação, também foram sugeridos.

Foi orientado aos participantes para que criassem hábitos para uma boa noite de sono. Evitar refeições pesadas e calóricas a noite e criar uma rotina de horário para que o organismo pudesse se adaptar.

Local adequado e tranquilo para se alimentar com tempo foi outra orientação dada aos participantes, visando proporcionar a mastigação correta e auxiliar na saciedade.

Os participantes foram avaliados a cada 30 dias com médico clínico, fazendo o acompanhamento de glicose, pressão, colesterol, dentre outros itens. Assim, tudo concorre para o real objetivo do programa que é uma vida mais saudável e feliz.

 

VII – Avaliação da solução do problema

Todas as duplas utilizaram de condutas diferentes, desde os métodos até a motivação. As duplas B e D foram as que apresentaram maiores resultados positivos. Ao final do programa avaliou-se que:

·         Dupla B: estavam bastante focados e possuíam todos os recursos possíveis, com foco e dedicação total ao programa e assim conseguiram diminuir consideravelmente seu peso e medidas, obtendo resultados satisfatórios entre 9 e 10;

·         Dupla D: mesmo carregando muitas inseguranças e sem ter acesso a todos os recursos, essa dupla também conseguiu resultados satisfatórios porque durante o programa decidiram agarrar a oportunidade e usar de seus próprios recursos como praticar exercícios físicos e mudar a alimentação. Apesar de seus resultados serem consideravelmente satisfatórios, ainda assim foram avaliados entre 6 e 8.

·          Dupla C: constituído por duas mulheres, pôde-se observar que as elas agiram de modos diferentes obtendo assim resultados diferentes. Apesar delas possuírem os mesmos recursos, diferenciavam-se na motivação. Enquanto uma se esforçou para controlar seus desejos e seguir à risca as sugestões do programa, a outra participante não levou muito a sério além de não conseguir concluir as tarefas propostas obtendo assim resultados baixíssimos. Ambas enfrentaram grandes desafios em questão de disciplina e mesmo que uma delas tenha se sobressaído, os resultados foram consideravelmente baixos, apresentando números entre 3 e 5.

Criatividade

Existem alguns mitos sobre a criatividade, como: criatividade é coisa de artista, criatividade é um dom ou ainda, ser criativo é apenas quem cria coisas novas do zero.

Criatividade é uma ferramenta para solução de problemas, uma habilidade básica da espécie humana. A criatividade em si não é algo especial e sim algo que todos nós utilizamos para solucionar problemas do nosso dia a dia.

As vezes o que diferencia uma pessoa que se destaca em termos de criatividade, são alguns traços como: são pessoas mais abertas a novas experiências; autoconfiantes; aceitam a si mesmos; são impulsivas; ambiciosas; motivadas; dominantes e hostis, mais do que os indivíduos menos criativos. Quando as pessoas têm ideias novas, elas usam suas habilidades de raciocínio para analisar essas ideias e decidir se elas são realmente criativas e se darão uma boa solução para os problemas.

Considerações Finais – Conclusão

O grupo de estudantes de Psicologia pode então concluir que, apesar das três duplas obterem resultados diferentes no final, foi considerado de forma geral que o programa alcançou seu objetivo. Os resultados individuais, em duplas e coletivo obtiveram resultados positivos.

Constatou-se que o grande diferencial para cada resultado foi sem dúvida o fator motivação ou a falta dele, que geralmente era acarretado por problemas pessoais, de saúde física e ou psíquica.

Devido ao resultado positivo, foi possível dar continuidade no programa e os quatro desistentes da primeira rodada sentiram-se convencidos e motivados a participar de forma responsável na segunda etapa.

O grupo de estudantes de Psicologia pode reavaliar o passo a passo do “ciclo da resolução de problemas” e como uma nova alternativa motivadora optaram por incluir os 6 participantes da primeira rodada, dando-lhes a função de “orientador”. Essa tarefa possibilitou-lhes continuar inseridos no programa não apenas como ex participantes, mas principalmente como sinônimo de perseverança e motivação para os que estavam começando.

Como forma de participação e interação, o grupo convida a todos a participarem da dinâmica a seguir que é um exercício de lógica, o qual consiste em utilizar o “ciclo da resolução de problemas” para encontrar a saída para o problema.

 

Dinâmica: A travessia

Um viajante chega à margem de um rio levando uma raposa, uma galinha e um pé de couve. O único barco disponível é muito pequeno e só pode carregar o viajante e um de seus pertences de cada vez. Uma travessia complicada já que raposas comem galinhas e galinhas comem couve.

Ele não pode deixar a raposa sozinha com a galinha, nem a galinha sozinha com o pé de couve. Porém, raposas não comem couve.

Como o viajante deverá fazer a travessia de forma a não perder nenhum de seus pertences?

Ele poderá fazer várias viagens, transportando de cada vez somente um de seus pertences. Deve apenas evitar que a couve seja devorada pela galinha, e esta pela raposa.

Tempo: 3 minutos

Resposta: 
1) Viajante leva a galinha e deixa do outro lado da margem;
2) Volta pegar a couve (ou a raposa);
3) Leva a couve (ou a raposa) do outro lado e traz a galinha de volta;
4) Deixa a galinha na primeira margem e leva raposa (ou a couve);
5) Deixa a raposa com a couve e volta buscar a galinha.

O trabalho também ficará exposto no seguinte endereço virtual:

https://escritosemtempos.blogspot.com/2021/10/resolucao-de-problemas-e-criatividade.html

  

REFERÊNCIAS

STERNBERG, Robert J. PSICOLOGIA COGNITIVA. 5ª Ed. São Paulo, SP: Cengage Learning, 2010.

A TRAVESSIA. Ensino, Educação e Reflexão. 19 ago. 2017. Disponível em: <https://ensinoereflexao.blogspot.com/2017/08/desafios-enigmas-e-resolucao-de.html> Acesso em: 11 out. 2021

  


Alunas e alunos do Curso de Psicologia - Unitri

Lisandra Leão Ferreira

Jamylla Rodrigues Arantes Gouveia 

Débora da Silva Santana

Ana Karoline Batista Nunes

Samara Cristina Dias Vianey

Lauriene Prado Bento

Ailton Domingues de Oliveira