Até hoje não tinha encontrado um nome que literalmente fizesse jus à pessoa, e vice-versa. J.F.C.T. foi uma criança que recebeu muitos palpites na formação de seu nome grande. Olha só o nome da criatura: Jecalius Fimose Cefas Tóbas! É aquele caso típico que, antes mesmo da criança nascer, a família toda já palpitou sobre o nome que ela deveria receber. Os pais, para não desagradar à torcida, acabaram adotando algumas sugestões.
Jecalius, foi sugerido pelo pai, que era fã do comediante americano de grande sucesso, Jerry Lius e também do brasileiro Mazzaropi no papel de Jeca tatu. Porém, esse Jecalius, na atualidade já crescido e casado, não passa de um comédia sem noção, tamanha as barbaridades proferidas. Não sabe fazer graça, mas acaba sendo engraçada a sua forma autoritária de julgar as pessoas quando essas não lhes dá atenção.
Fimose, deve ter sido sugestão de algum tio que pensava que o carinha iria ser galanteador, e não um pé no saco. Nada de galanteador! Então sobrou a segunda opção. Insuportavelmente chato.
Cefas, a mãe acreditou que seu filho seria um homem sábio, não um bocó tapado que se acha o dono da verdade, detentor da moral, fiscal da fé alheia e sentenciador imediato que designa quem vai ou não para o inferno. Amadurecido, porém sem noção, tornou-se apreciador fiel de um matemático metido a teólogo, um tal de Felipe Aquino.
Lembrei-me de uma conversa que tive com um cara arrogante que se achava o pilar moral da igreja de uma comunidade católica local. Ele até me questionou se eu iria mesmo queimar uns livros do tal Aquino, e eu disse que sim. Ele pediu os livros, mas acabei queimando para evitar a propagação desse tipo de ideologia ultra-conservadora que cega e dá voz a tipos como Cefas.
Tóbas, acho que deve ter sido o horóscopo que indicou, talvez o único que de fato tenha acertado a conexão nome-pessoa e pessoa-nome, que depois de crescido o cara se tornaria um verdadeiro canal de asneiras, de merda...
O cara chega a ameaçar com punição de "inferno" todo aquele que não segue as regras da igreja, segunda sua óptica e entendimento. Um verdadeiro boçal, ignorante, estúpido, cretino, hipócrita, inquisidor, fiscal da fé alheia. Isso que o cara não se toca que Jesus andava com os bêbados, ladrões e putas e que repugnava os charlatões, vendilhões, mestres da lei que se achavam os maiorais.
Jecalius, se liga seu chatão: "Preocupa-te com os teus próprios pecados, porque Deus não vai te perguntar pelos pecados dos outros" (São Vicente Ferrer).
Qualquer semelhança com a realidade não é coincidência, é ficção real!