quarta-feira, 19 de maio de 2021

Ser o que se é


Se tem algo de que me orgulho é do berço em que nasci, minhas raízes. 

Ser o que se é para os dias de hoje é praticamente ser anormal, louco.

Então, cuidado! Pois, eis que um louco vos escreve.

As pessoas, além de toda frieza cibernética, fazem questão de ostentar aparências.

Aparências e essências quase sempre não andam juntas.

É óbvio que ocasiões especiais requerem roupagens especiais.

Dizer que a essência dispensa a vaidade também já é hipocrisia.

Dia após dia, vivemos momentos únicos.

Pelo lado poético, cada momento é especial por singularidade.

E por não voltar mais.

Então, todo dia merece uma roupagem especial.

Roupagem para os olhos, que sustenta o ego e a vaidade.

Roupagem, principalmente, para a alma, onde se cultiva a essência.

Percebemos quando um carro é adulterado.

Cada veículo é fabricado para usar os componentes certos.

Entenda-se que a adulteração ocorre para satisfazer gostos.

Sempre nos deparamos com veículos rebaixados.

Rodas largas e som pesado também estão entre as mudanças.

Não poucas as vezes que já me deparei com veículos quebrados por conta do rebaixamento. 

Mudanças são necessárias.

Manutenções corretas evitam e previnem danos futuros.

O corpo e principalmente a alma também necessitam de cuidados.

Neste momento "ser o que se é" tem um significado raiz.

Dispenso ostentações, roupagens medíocres e máscaras maquiadas.

Eu vim de lá do interior.

Meu sotaque me condena.

Mas eu amo ser o mesmo desde sempre.

E é por essa razão que carrego pessoas queridas ao meu lado.

Não importa o tempo que permanecemos sem nos ver ou sem nos falar.

Quando há uma chance, uma oportunidade ou um reencontro é como se o tempo não tivesse passado.

"Ser o que se é" é puramente essência.

"Ser o que se é" dispensa fala bonita.

"Ser o que se é" é pra quem já entendeu que a vida é curta.

E não vale a pena se mudar para entrar no padrão que a sociedade exige.

Essência é ter o poder de fazer escolhas.

E não deixar que as escolhas nos façam.

Sou o que sou, arte e música, poesia e rebeldia.

Razão e emoção, paisagem e travessia.

Medo e amor, lágrima e alegria.

Sou o que sou: de corpo e de alma.