sábado, 18 de janeiro de 2014

Surfistas de plantão


Fico realmente indignado como tem "surfista de plantão" aproveitando a crista da onda para se aparecer! Sendo mais claro: até a carta do Jorge Boran aparecer aqui no face ninguém ousou parar uns minutinhos para debater, a começar pelo texto "Inquietações" do Onivaldo Dyna que gerou mais de 400 posts onde havia apenas umas 15 pessoas dialogando em tom de respeito à diversidade de opiniões. E olha que muitos RE-nomes foram chamados, convocados, provocados à responder... Nem preciso citá-los pois é só olhar a tal discussão que se encontra neste grupo: "Pastoral da Juventude: Sonho, Fé e Luta".

E, foi só o Hilario Dick responder em tom emocionado de provocação, e em alguns momentos levando para o pessoal, que surgiram tantos comentários o apoiando e ao mesmo tempo sentenciando ao Boran. Como li num comentário na página do Hilário e achei muito pertinente: "é uma hipocrisia" falar do respeito à diversidade e contribuir para uma briga de cachorro-grande onde o foco deveria ser de discussão, respeito e crescimento.

"A hipocrisia e a ironia fedem!" Esse foi outro comentário na mesma página já citada.

O Antonio Frutuoso fez uma ótima análise da carta do Boran sem levar para o pessoal. Respeitou a pessoa e ao mesmo tempo não só contribuiu mas deu um outro ponto de vista que com certeza edificou a discussão e deu novos horizontes de pensamento. Assim deveria ser com os demais que participam deste embate, que tá muito mais para uma guerrinha fria de bastidores: "egos malditos!"

Cito também o José Luiz Possato Jr. que em sua página pessoal resumiu seu sentimento acerca da discussão acalorada que pode ser o mesmo de muitos.

Na discussão que se estende, tanto o Boran como o Hilário tiveram pontos positivos e negativos em seus argumentos. Tenho respeito e admiração por ambos assim como pelo meu amigo Onivaldo Dyna. Caberia a cada pessoa apenas avaliar o conteúdo... Infelizmente, muitos mantiveram a emoção em suas falas, e como a onda tem um tempo curto de duração, logo mais estarão de volta na areia à espera de uma nova oportunidade.