quarta-feira, 14 de julho de 2021

Eu não sou forte mas minha família é


Nunca foi fácil, mas confesso que nunca foi tão prazeroso como agora. A maturidade e a sabedoria que o tempo propicia na travessia permitiu-me enxergar as diferenças como oportunidade para aparar as arestas daquilo que se excede em nós.

Ao invés de me preocupar com o que se derrama de nós, tenho focado naquilo que nos completa, nos sacia, nos motiva a prosseguir e divinamente nos contempla com o bem maior do amor e do cuidado com o outro.

Procuro a cada dia desapegar-me daquilo que um dia em nós, por nós e de nós causou dor. O passado deve permanecer lá. Lembranças vêm, mas só devem ser permitidas no campo da aprendizagem, jamais para ressuscitar a dor. Novamente a vida nos dá a oportunidade de sermos mais e melhor. Mais unidos e melhores do que já fomos. 

Meus braços e pernas, assim considero você, minha mãe. Tem me levado e me guiado por caminhos que eu não conseguiria andar só. Uma escalada rumo ao topo, da verdade, da justiça e por todo o amor que há em nós. Em dias difíceis você me dá sua presença, ao seu modo. Quando lhe faltam palavras, o teu silêncio é de fé e de força. Suas lágrimas rolaram junto às minhas em dias desesperadores.

Muitas vezes falta-me a vontade de continuar, até mesmo de me cuidar, de levantar a cabeça, mas por você tenho me motivado, expressado a minha gratidão e a vontade de cuidar de você. E assim, te ver melhor, te ver sorrindo... Não sei o que o tempo futuro nos reserva, mas sei que lá na frente teremos boas histórias pra contar, pra cantar...

Nessa jornada, entre altitudes e abismos, o que sei e posso afirmar é que talvez eu não seja tão forte, mas sei que minha família é. E ela, é tudo o que eu tenho. Família de sangue ou de laço, do berço ou da vida, não importa. Sinto que me ressignifico em pedaços e partes que se ajuntam e assim formam o meu todo. Cá estamos nós, unidos, juntos e seguindo em frente. 

Meus filhos dividem os compassos do meu coração. Minha irmã, a minha mais pura razão. Dos que se foram, guardo o sentido, a sabedoria herdada e a convicção de honrar todo o legado por eles deixado. Meu pai, a inspiração que não se explica. Tantos nomes, tantas histórias, amizades que me impulsionaram a continuar, formaram a forte costura, o elo entre minhas partes.

E o meu sentimento, a minha melhor poesia, continua a compor versos entre o sol e a lua, vivendo no jardim secreto da minha alma, corpo e pensamento, completando o valor da minha existência e o sentido da minha vida.

"Eu não sou forte, mas minha família é! E ela é tudo o que eu tenho." É com essa frase que me elevo em pensamento e sentimento, fortaleço meu ser e revigoro a força da minha existência, da minha fé e resgato a coragem para continuar a travessia. 

De tantos falsos e desmedidos apontamentos, do lado de quem não recebeu amor por parte daqueles que deveriam lhe proteger no seio familiar, entendi que, talvez, eu não tenha palavras para me expressar a minha dor e indignação mas o importante mesmo é o que as pessoas que me conhecem pensam e me respeitam e, por isso, estão ao meu lado nessa jornada.