terça-feira, 25 de outubro de 2022

Manoel de Barros por ele mesmo: frases e pensamentos

Fonte: "Só dez por cento é verdade" - Documentário - Netflix


Há várias maneiras sérias de não dizer nada, mas só a poesia é a verdadeira.

Me procurei a vida toda e não me achei.
- pelo que me fui salvo.

A palavra oral não tem rascunho.

Não saio de mim nem pra pescar.

Poesia é a virtude do inútil.

Poesia é o belo trabalhando.

Imagens são palavras que nos faltaram.

As coisas não querem mais ser vistas por pessoas razoáveis.

Eu não amava que botassem data na minha existência.
Nossa data maior era o quando.

Sou poeta em tempo integral.

O poeta tem o dom de transformar: alquimista.

Poesia que é explicada deixa de ser poesia.

Des-herói: o vagabundo do Charles Chaplin é o herói.

Poesia se dirige à sensibilidade.

Eu quero usar encantamento.

Já tenho árvores, flores e pensamentos.

Bernardo desregula a natureza.
Seu olho aumenta o poente.

Pode um homem enriquecer a natureza 
com sua completude?

Palavra de um artista tem que escorrer substância escura dele.

A criança erra na gramática e acerta na poesia.

Repetir-repetir, até ficar diferente.
Repetir é um dom do estilo. 

Eu tenho uma ânsia de não fazer lugar-comum.

Coisificação do humano.
Humanificação das coisas.

Divagando inutilezas...

Eu tenho muito orgulho de ser lido.

Tudo o que não é inventado, é falso.

Fonte: "Só dez por cento é verdade" - Documentário - Netflix