quinta-feira, 13 de abril de 2023

Sobre Leituras & Escritos



Somos o ser que mais demora para crescer e se adaptar à vida. Demoramos para ter autonomia e destreza de movimentos enquanto que a maioria dos seres vivos já nascem com um instinto de sobrevivência quase que totalmente pronto. Animais desenvolvidos podem adquirir hábitos diferenciados mas ainda assim não conseguem superar a inteligência humana. 

Nós, humanos, somos seres em construção. Podemos atingir um grau de maturidade, independência, conquistar títulos, alcançar objetivos, produzir, superar metas, etc, mas tem algo que sempre nos motiva a um próximo passo, uma próxima caminhada, mais uma travessia, e em cada passo, a cada nova etapa ou meta, sempre aprendemos mais. E como disse Guimarães Rosa em Grande Sertão Veredas: "A vida se dá é no meio da travessia". 

Travessia... E o que isso significa para nós hoje? Digo por mim em especial que, aprendi no decorrer da vida, o objetivo ou a meta maior não é simplesmente conquistar o primeiro lugar do pódium, ou simplesmente chegar no topo da montanha, vai muito além de conquistas e recompensas. Parece clichê se você olhar superficialmente e não sentir nem vivenciar isso ou não se permitir fazer essa experiência. Depois de um pódium, já visualizamos novas metas. 

No meio da travessia é que está a experiência, a possibilidade das descobertas e o crescimento individual e único. O caminho, que tem um início e um fim, tem algo a mais que quase ninguém percebe: a travessia. No meio da travessia encontramos paisagens, obstáculos, fazemos descobertas, aprendemos a nos virar frente aos imprevistos. Pensemos numa festa. Tem toda uma preparação. Se focarmos apenas na festa, o evento em si, perderemos a possibilidade de contemplar os detalhes. E grande parte da riqueza se encontra nos detalhes. São os detalhes de uma pessoa que nos causa encantamento e abre espaço para a paixão. São os detalhes de um texto que nos chamam a atenção. São detalhes da vida que nos motivam, nos marcam e se eternizam em nossos corações.

Nós, seres humanos temos o diferencial de sonhar! Sonhos nos motivam. Sonhos nos possibilitam ir além. E após cada meta batida, obstáculo superado, sempre "sonhamos" com um próximo passo. Como já mencionei, somos seres em construção. Sonhar faz parte desse processo e/ou projeto.

Leitura faz parte do nosso processo de amadurecimento, crescimento. Quando gostamos da leitura é sinal que o autor conseguiu nos conectar em sua história. Sua mensagem nos atingiu de modo que, por vezes, fazemos questão de partilhar nossa experiência com outras pessoas. Muitas vezes nos perguntamos: "Como pode essa pessoa desenvolver um livro tão bom assim?"

Ler é libertação, é possibilidade de novos horizontes, conhecimentos. E todo conhecimento, muitas vezes é romper-se de certas amarras, sejam elas sociais, religiosas, políticas e até mesmo familiares. Melanie Klein pensou e partilhou algo magnífico: "Quem come do fruto do conhecimento sempre é expulso de algum paraíso." 

Existem inúmeros filmes que retratam histórias verídicas de pessoas que buscavam ler escondidas, uma vez que o sistema (religioso e político principalmente) as proibia. Mulheres eram as mais afetadas. Em alguns países da atualidade isso ainda ocorre.

Ler e escrever. 

Cartas da prisão - solilóquios

Cartas da guerra
(20/08/22)