quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Desenhos de Manuella


 
Hoje minha sobrinha e afilhada, Manuella de 7 anos, estava fazendo desenhos para vender. Mostrou-me vários e perguntou se eu queria comprar algum. O preço tava meio fora do mercado mas eu sugeri algo que fosse possível para ela vender rápido. Um real cada desenho tá bom para um início de carreira como desenhista mirim. Ela então se empolgou e até sua irmã mais velha, Lara, também se motivou a entrar na onda dos desenhos.

Questionei a Manu para saber o que aqueles desenhos copiados significam para ela. A pergunta foi complexa e acabei ajudando na resposta. Será que a cruz significa algo relacionado a Jesus e a do coração e da mão significaria o amor? Ela ficou pensativa e concordou. Pedi para olhar mais para os desenhos, pensar e depois me responder novamente. 

Para alguns religiosos donos da verdade talvez a cruz com uma touca de papai Noel seja uma heresia. Nesse caso "eu fico com a pureza das respostas das crianças" que, sem saber como expressar sua motivação e encantamento por aquele desenho, viu nele algo de especial e belo, ainda que não saiba explicar suas sensações e sentimentos. 

Dentre vários desenhos que ela me mostrou, fiquei com esses dois acima. Por mais que os desenhos foram copiados, além da intenção dela em ganhar algum dinheiro com essa tarefa prazerosa de desenhar e pintar, penso no que a motivou a escolhê-los. Não pode ter sido apenas pela facilidade em copiar. Há algo a mais, inexplicável em sua cabecinha, mas ainda assim que seus olhos vislumbraram uma beleza que chamou sua atenção.

Um dia, num futuro próximo, mostrarei os mesmos desenhos e farei a mesma pergunta: "o que esses desenhos significam para você Manuella?" Para mim, há um mix de simplicidade, inocência, dedicação, amor e belo nesses desenhos. A cruz com o gorro, uma mistura de fé, sonho e possibilidades. A mão que com dedos nessa posição, simbolizando um coração, tão simples quanto o amor deveria ser. 



Te amo princesa!