sexta-feira, 12 de agosto de 2022

ALUVIVARES



"O caminho se faz" (Hilário Dick). 
"A vida se dá é no meio da travessia" (Guimarães Rosa). 
"No meio do caminho havia uma pedra" (Carlos Drummond de Andrade).

Pensando e atentando para os acontecimentos aqui no grupo cheguei à conclusão de que o fracasso foi meu, e também foi nosso. Desde ontem a noite fiquei refletindo sobre a situação. Depois de uma auto-culpa (coletiva também), fiquei feliz com os desfechos. Algumas coisas que acontecem servem como alerta. Diante da nossa escolha pela "psicologia", ou também (e por quê não?), da psicologia por nós, pois acredito que há um chamado, uma conexão, algo maior que nos motivou para esse caminho, o simples fato de uma divergência entre as opiniões alheias não nos revela imaturidade. Mas a forma com que vamos lidar com isso vai dizer muito sobre cada um e sobre o nosso amadurecimento em grupo.

Eu, Ailton, desde os primeiros dias de aula, ainda online, fui me atentando para as pessoas que se destacavam nas participações de forma ímpar e não por mero "aparecimento". Diante dos trabalhos foi-se afunilando a empatia por quem se posicionava de forma comprometida. Tive a oportunidade de estar em outro grupo, mas quis já estar com vocês aqui não apenas para os próximos trabalhos mas também para os períodos seguintes, justamente pelas características do comprometimento, responsabilidade, seriedade e claro empatia e amizade. Afinal, estamos engatinhando enquanto estudantes e chegaremos ao final do curso bem amadurecidos e com uma amizade fortalecida. Eu espero e acredito nisso!

Que bom que somos diferentes! Que bom que as divergências aparecem! E que ótimo que conseguimos nos sensibilizar com o outro e refletir sobre nós mesmos! Novamente, esse é o grupo que gostaria de caminhar para além do último período. Considero aqui nossa primeira experiência de psicologia "clínica". Sinto que aqui, nem sempre a minha opinião será a melhor opção para o grupo, outras melhores surgirão, e eu vou ter que aceitar. Perder alguém do grupo, traz o sentimento de um fracasso "meu". Claro, já tivemos desistência do grupo justamente por falta de "comprometimento", mas não é o caso da situação atual. 

Bom, é aqui, na travessia, que a gente vai aprendendo, fortalecendo, amadurecendo e nos tornando pessoas melhores. Afinal, psicologia exige muito mais do que mero profissionalismo, é necessário respeito, amor-cuidado, empatia, silêncio e voz diante das adversidades, etc... Só sei que estamos juntos e unidos também.

Para meus queridxs psico-amigxs ALUVIVARES®:
Karol
Lu
Renata
Samara
Vanessa
Victor

09/05/22