domingo, 21 de janeiro de 2024

Resenhando com a EJA: projeto tour pela biblioteca



Faltam adjetivos para descrever sobre as linhas que se seguem. Talentos natos irrigados de extrema sensibilidade, conseguiram reproduzir para além de uma simples resenha crítica. Trouxeram o seu olhar clínico, puro, que atravessa o enredo de cada obra e nos retorna em expressões de pura maturidade, responsabilidade e sentimentos vários. 

Para os dias atuais, a leitura já é algo difícil por si só, seja para estudantes, seja para as pessoas em geral. A falta de tempo, os compromissos do cotidiano e até a nossa falta de motivação são alguns dos itens que contribuem para a não leitura. Sabemos, que tanto a leitura como a escrita são elementos que nos promovem a libertação. Libertação de corações, de almas, de sentimentos e de quebra nos possibilita conexões e ressignificações de vida. 

Agora, uma leitura, seguida de uma resenha crítica é algo que está anos luz à frente de qualquer tempo. É preciso reconhecer e aplaudir tais talentos, tais olhares que, quebraram os padrões e se debruçaram na produção de algo tão valioso e sensível quanto essa obra. Diante de tantas adversidades enfrentadas nas lutas diárias, trazer essa obra à público é mais do que necessário, é como hastear uma bandeira de vitória após duras batalhas. 

É preciso que esse projeto continue, com gana, coragem, e muitas vidas envolvidas que se beneficiarão. É urgente que tais talentos, com essa produção, inspirem novas turmas a descobrirem os seus. Parabéns a todas e todos. O início já é agora, o fim um dia virá, mas, como disse Guimarães Rosa "a vida se dá é no meio da travessia". 

Parabéns à professora Heliene Rosa pela iniciativa e pelo belo trabalho que possibilita aos estudantes romper barreiras e estigmas através da leitura e da escrita. E parabéns à escola Mário Godói por propiciar esse espaço de crescimento, interação e arte.