quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Relatos Literários - "Nunca é tarde para aprender"




Relatos literários.

Há tempos venho brigando (no bom sentido) para que minha mãe lesse alguma coisa. E agora ela está empenhada na leitura do livro Persuasão, de Anselm Grün. Abordagem tranquila, linguagem simples, conteúdo profundo. E faço questão de perguntar sobre as partes que ela mais gostou. O fato dela se esforçar para transmitir com suas palavras aquilo que de fato ficou entendido é um exercício importante. 

Numa outra pegada, a 630 km de Uberlândia, meu pai (68 anos) começou a aprender a tocar viola. Quando me contou, de forma bem tímida, notei que estava com vergonha ou com receio do que eu poderia responder. Talvez, tenha imaginado que eu pudesse jogar água fria naquele pequena brasa de vontade e sonho. Simplesmente me emocionei e disse pra ele que gostaria que ele gravasse um vídeo em cada aula que fizesse e fosse me mandando. E isso tem acontecido. Ele me manda vídeos, tocando viola numa nota só, sem perder o ritmo, e cantando. Isso não deixa de ser uma leitura musical.

Algumas pessoas aqui eu conheço de longa data. Outras, um pouco mais recente. Mas, independente do tempo, aqui estão pessoas que admiro, respeito e carrego sentimentos vários. Um orgulho estar aqui com vocês. Poderia até falar um pouquinho sobre o que cada um me transmite e sem precisar dizer em palavras, mas não agora.

Que possamos continuar sendo Travessias para quem quer que cruze o nosso caminho. Nada mais apaixonante, terapêutico, libertador, regozijante e que nos enche de orgulho do que ver as pessoas que amamos buscando conhecimentos. É lindo ver crianças aprendendo a ler e escrever. É maravilhoso perceber que elas estão tomando gosto pela leitura, pois só assim terão senso-crítico, bom senso e discernimento. E é preciso, muito mesmo, convidar e motivar as pessoas de mais idade a mergulhar nesse universo literário. 

Que a leitura nos seja um alimento diário por onde quer que nossa travessia nos leve.