segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

O filho do carroceiro - II


Ele só queria uma manga.

Nos dias que aconteceram a limpeza do terreno, podas de árvores, retirada de matos e as viagens que o carroceiro puxava em sua carroça, outra vez estive frente a frente com uma situação tocante.

No terceiro dia o homem com seu filho de onze anos carregavam os galhos e folhas. Num determinado momento, o menino pediu uma manga. Entreguei-lhe uma sacola com várias que já havia recolhido anteriormente.

A surpresa veio quando o garoto implorou-me para não contar que ele havia pedido, caso contrário seu pai ficaria muito bravo.

Esperei o senhor se aproximar e lhe disse que estava dando a sacola com as frutas para eles. Agradeceu simplesmente.

O menino não estuda. Perguntei-lhe. Não conseguiu vaga, essa foi a resposta. Mas, completou cheio de esperança que, no ano que vem vai estudar de qualquer jeito. O pai nada disse.

Algumas vezes elogiei o esforço do filho para o pai, levando em conta que estava fazendo serviço pesado de gente adulta. O homem respondeu que o filho é danado e dá muito trabalho.

Pra bom entendedor: "não dá pra dar moleza pra moleque que senão ele apronta." Essa foi a minha conclusão.

Uma criança que pega no batente durante sua infância, não estuda regularmente, teme ao pai que com certeza deve ser bruto na educação, e deve desconhecer quase tudo dessa era digital, infelizmente faz parte de uma estatística desconhecida por muitos.

O garoto mencionado já tem suas pequenas mãos calejadas. Eu vi, percebi. O tempo que ele não dedica aos estudos o coloca cada vez mais aquém da margem social.

Porém, o que demonstra pelo pai vai além de medo. Existe respeito! Respeito que não se vê por aí, principalmente nas escolas. A mídia moderna mostra isso constantemente ao divulgar vídeos de crianças e adolescentes agredindo professores, por exemplo.

O que se pode esperar eu não sei, mas posso dizer o que senti no olhar dessa criança. A obediência, a cumplicidade, o respeito, a responsabilidade tão cedo adquirida, muito sonho contido e esperança de um futuro melhor.

Ele tem qualidades cada vez mais em extinção nos filhos dessa era digital. Tenho plena convicção de que isso será um diferencial em sua vida...