quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Desenhos e Psicologia


22 de novembro de 2021. Aula de Processos Psicológicos II com a professora Lia, UNITRI. A experiência do que é vivido dificilmente pode ser transmitido com a mesma intensidade para quem apenas vê de fora. Tal dinâmica vivenciada nessa aula trouxe-me à memória sentimentos, desejos, olhares e uma boa reflexão. 

Sob as orientações que a professora nos passou, desenhamos as primeiras coisas que vieram à nossa mente. Imaginação leve e solta, conforme o sentimento que permitíssemos fluir. Optei por não colorir à medida em que as imagens se teciam na minha cabeça. Cara informação no desenho é relevante, importante.

Começo pelo coração, símbolo do amor, de todos os amores, do que pulsa incansavelmente, do que acelera os batimentos e sofre segundo a poesia. Nele estão os nomes dos meus filhos Felipe e Joaquim, juntamente com uma flor que simboliza o amor por aqueles que já partiram e deixaram sementes, e também o amor da paixão. Ainda sobre meus filhos, me apego à música de Oswaldo Montenegro onde ele diz "porque metade de mim é amor e a outra também".

Os animais, um beija-flor e um elefante. Ambos são referências para meus filhos que são apaixonados por animais. A natureza com árvores e plantas que nos dá o sentimento de cuidado que devemos ter e assim repassar para os nossos filhos. O rio, que é travessia, que segue o fluxo entre margens, transpassando e contornando obstáculos, gerando vida por onde passa. A água que purifica, sacia a sede, nos lava e leva de nós o que não nos pertence mais.

A "casa da árvore" símbolo da infância, que é reconstruída para meus filhos e sobrinhos e nessa reconstrução é possível reviver sonhos e saudades. Casa da árvore é mais que uma brincadeira, é um projeto, e todo dia precisa ser olhada, observada, sonhada, e construída.

O sol que nos ilumina, nos traz a luz em raios de esperança de um novo tempo, com alegria, paz e amor. Sucesso é ter isso sempre presente na travessia.