segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Efésios 4,11

Um dia desses uma pessoa tocou o interfone do meu trabalho. Pude ver pela câmera que era um rapaz, aparentemente de uns 35 anos de idade. Ele identificou-se como alguém que estava fazendo o trabalho espontâneo de levar mensagens bíblicas nas casas das pessoas e chegou a se intitular como um pregador da Palavra de Deus. Então, pediu-me 5 minutos para que pudesse falar pessoalmente comigo. 

Naquela hora não podia atendê-lo e expliquei a situação. O rapaz insistiu e eu expliquei novamente que não poderia mesmo. Então ele pediu-me para que lesse um trecho da Bíblia: Efésios 4,11. Eu respondi "tudo bem" e ele repetiu em alto e bom tom: "Efésios 4,11". Fiquei curioso e no mesmo instante acessei a internet (https://www.bibliaon.com/versiculo/efesios_4_11/)  para ler a mensagem: "E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, [...]"

Aí fiquei na dúvida de entender onde estaria a mensagem para a minha pessoa, para a minha reflexão, para o meu dia ou para a minha vida. Não havia nada de específico nesta passagem sugerida e isso me intrigou. Comecei a pensar na fala e no modo com que o rapaz se pronunciou no interfone. "Eu sou um pregador e venho trazer a palavra de Deus". 

Entendi que a passagem sugerida era algo que apenas justificava o fato dele estar ali fazendo essa espécie de "trabalho voluntário". Porém, alguém que quer fazer algo espontâneo não precisa se justificar, ainda mais com uma passagem específica da Bíblia. Considerando o momento atual em que vivemos, acredito que a mensagem que deveria ser levada às pessoas seria através de palavras de fé, otimismo e esperança, dentre outras. 

Posso estar fazendo um julgamento equivocado da situação, mas levando em conta o número excessivo de pessoas que usam da boa fé alheia para lhes roubar o tempo, o dinheiro e a própria alma, deixando-as não apenas alienadas às regras de determinadas instituições mas também psicologicamente dependentes de um certo tipo de submissão pseudorreligiosa, ando extremamente atento. 

Os espertos buscam presas fáceis à exploração mas, como eu já disse e repito, "posso estar equivocado na forma de pensar", porém nada me tira da cabeça que aquela abordagem era algo muito mais além de levar uma mensagem bíblica. No fundo me arrependi por não ter atendido, assim eu teria certeza sobre o que de fato o rapaz queria além de, de forma direta ou indireta, intitular-se como um designado segundo Efésios 4,11. Minha dúvida é: "Será um homem de Deus ou um bandido da Fé?"