domingo, 19 de fevereiro de 2023

A bem da verdade, pratique o amor


"Olhe para uma instituição e veja 
o que ela tanto quer curar, 
que você perceberá do que ela é doente." 
(Autor desconhecido).

Qual seria a "verdade" que podemos tratar como única? Os cristãos dirão que é a que vem de Jesus Cristo. E nessa dimensão os evangélicos dirão que, enquanto cristãos, a única verdade é a deles. Como sabemos que no meio evangélico existem várias denominações, cada uma afirmará que detém o poder da verdade em seu meio. Os neopentecostais farão do mesmo jeito. Sim, os católicos também. Apesar da igreja católica não ter vertentes, existe uma divisão interna entre as correntes de pensamentos, entre pastorais e movimentos e, logicamente, também faz a sua guerra santa em prol da detenção da exclusividade da verdade. 

Se pensarmos de forma global, enquanto cristãos, será que quem não é cristão não se salvará? Será que quem não é cristão não partilhará da vida eterna conosco? A vida eterna que tanto ouvimos falar nas missas, cultos e diversas celebrações só vale para quem é cristão? E o que dizer dos ateus? E os budistas? E os judeus? Opa! Mas a religião de Jesus era o judaísmo. E agora?! 

Será que, enquanto cristão, eu levo a sério os ensinamentos da minha religião? Será que eu boto em prática tudo o que me é oferecido e devido enquanto cristão que eu afirmo ser? Será que estou apto para ser merecedor da vida eterna, segundo o que rege a minha religião? E Jesus, sendo praticante do judaísmo, o que mais lutou foi contra os mestres e doutores da lei de seu tempo. Chamou-os de hipócritas por saberem as leis de cor e salteado, mas não colocavam em prática nada que favorecesse o ser humano. 

A princípio e a bem da verdade: ninguém é detentor da verdade; nenhuma pessoa é; nenhuma instituição é; muito menos alguma forma de poder o seja! Primeiramente não precisamos ter uma bandeira religiosa exposta no peito para sermos praticantes da caridade. Existem milhões de pessoas sem religião que têm muito mais atitudes de empatia e amor para com todas as formas de vida do que muitos que se denominam cristãos. Quem está inserido no meio religioso, em alguma denominação é porque se sente acolhido, encontrou apoio, suporte pessoal-emocional-espiritual e elementos que fortalecem sua fé na caminhada diária. Esse é o sentido da comunidade: comunhão, partilha, caridade e amor. 

São muitas questões e devemos nos ater em uma palavra que nos motive a caminhar. Essa palavra não é a palavra "verdade". A verdade está onde se pratica o amor, onde se pratica o respeito, onde existe solidariedade, partilha e comunhão. Ela está principalmente, onde a hipocrisia não habita. Existe uma passagem em que Jesus caminhava com os seus discípulos e estes notaram que outras pessoas também pregavam em nome de Jesus. Preocupados com o fato de que outras pessoas falavam do "amor", ou da "verdade", ou do próprio "Jesus", os discípulos levantaram essa questão e esperavam que Jesus tomasse uma atitude drástica, talvez ordenando que as outras pessoas não pregassem em seu nome. Jesus então disse: "os que não estão contra nós, estão conosco". Ali, naquele exato momento, não se permitiu que os discípulos tomassem exclusivamente para si todo o ensinamento e bem-aventuranças que Jesus pregava. 

E nós? Como está o nosso caminhar frente a tantas questões que nos fazem distinguir quem é santo de quem é pecador? Que critério usamos para sentenciar ou libertar as pessoas da nossa análise "cristã"? Espero que não o façamos dessa forma. "Quem quiser ser grande, que se faça pequeno entre os seus." A vida está para todos da mesma forma que a morte aguarda a todos. O que vem depois não podemos prever mas, podemos fazer o nosso melhor enquanto pessoas, seja para melhorar o ambiente ao nosso redor, seja para ajudar a quem precisa de uma palavra ou de um alimento. A caridade não é exclusividade de nenhuma religião. Ela tem que brotar no mais puro íntimo de nosso coração, de nossa alma. Mas, só quem é capaz de amar, pode se doar para o próximo, a serviço de quem precisa. 

Quando se faz com amor, o resultado obtido é melhor que o esperado. Toda atitude de amor, por si só, é capaz de mudar-melhorar-contagiar para quem é realizada, por quem realizou, por quem presenciou ou por quem simplesmente ouviu o resultado da boa ação praticada. 

Ailton Domingues de Oliveira
Adm ∞ 
Teo ΑΩ 
Psic Ψ (acadêmico)
Escritor & Poeta