quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Caridade sem holofotes

[¹]

Começo com a seguinte pergunta: "Quantos tipos de caridade existem?" Uma pausa para refletirmos (...).

Não falamos aqui, de caridade ao arrecadar alimentos e donativos para auxiliar a quem precisa. Caridade está além desse gesto. Muitas vezes as pessoas doam dinheiro nos semáforos simplesmente para aplacar seu ego de "pessoa caridosa", ou para se mostrar benfeitora e digna de aplausos, ou ainda para se ver livre da presença "inconveniente" de quem pede. Pois, quem se dá ao trabalho da humilhação de pedir, sempre está com roupas sujas, e sem as necessidades básicas de higiene supridas. 

O Papa Francisco tem afirmado que a caridade é o maior antídoto contra as tendências de nosso tempo, que “a caridade é sempre a via mestra do caminho de fé. Mas a caridade não é simples filantropia, mas, por um lado, é olhar o outro com os mesmos olhos de Jesus e, por outro lado, é ver Cristo no rosto dos necessitados” (23 de mar. de 2022) ².

Segundo São Vicente de Paula, “a caridade é um amor elevado acima dos sentidos e da razão, pelo qual nos amamos uns aos outros pelo mesmo fim, pelo qual Jesus Cristo amou os homens para fazê-los santos neste mundo e bem-aventurados no outro” ³.

De acordo com o site SSVP Brasil, o Beato Antônio Frederico Ozanam diz que "segundo as leis que regem o mundo espiritual, para elevar uma alma é necessária outra alma, esta atração é o Amor, que também se chama amizade na linguagem da filosofia e a caridade na linguagem do cristianismo” (23 de abr. de 2021) ₄.

A palavra que interliga o pensamento desses três nomes, esteja ela explícita ou não, é simplesmente o amor. Não foi à toa que o atual Papa escolheu o nome de Francisco para o seu papado. Francisco de Assis, considerado um santo pela igreja católica, despojou-se de si, dos seus bens e se entregou ao serviço dos mais necessitados, humildes e excluídos da sociedade de seu tempo. Amor-entrega, amor-doação, amor-caridade, ou simplesmente amor. Francisco de Roma tem lutado com veemência contra o sistema político-social opressor para dar voz e espaço aos que precisam de todo tipo de ajuda e em especial, de inclusão. 

Vicente de Paula mostra que o amor é o caminho. E caminhar é, antes de uma ação concreta, uma opção aguçada pela necessidade de fazê-la. Essa percepção vem através do olhar que nos permite a compaixão com a dor alheia. Se a dor alheia não me comove, não me dói, então o amor já deixou de existir e, assim sendo, a caridade fraterna deixa de acontecer, dando espaço para a frieza desumana habitar o coração. A partir dessa premissa, o que poderá ocorrer é apenas um assistencialismo medíocre e hipócrita que necessita de holofotes, tal como os mestres da lei do tempo de Jesus faziam.

Ozanam segue uma linha que se assemelha ao pensamento da doutrina espírita. Ele fala que as almas são co-dependentes no sentido de se necessitarem mutuamente para seu devido crescimento (ou elevação). Amor que se traduz em amizade e caridade. Junto a esse pensamento do beato, trago uma lição que um dia ouvi através da voz da simplicidade e sabedoria e que ecoa eternamente em meus ouvidos: "estamos nesse mundo uns pelos outros". 

Essa frase, eu ouvi de um senhor, pedreiro e carpinteiro, que veio socorrer-me com um cano estourado num final de tarde de sábado. Feito o serviço perguntei o preço e ele não quis cobrar. Por insistência minha, coloquei um dinheiro no bolso de sua camisa. Então o senhor me solta essa lição de vida com muita propriedade e amor e que vale a pena repetir sempre: "estamos nesse mundo uns pelos outros". 

Então, qual seria o sentido da vida se não houvessem outros e outras de nós? A vida é mais que uma partilha com os que amamos. A vida é entrega diária, doação, afeição, empatia, caridade e amor. Nem sempre temos as condições para ajudar de forma material a quem precisa, mas temos a oportunidade de dar o melhor de nós levando o calor humano, com o coração aberto para acolher, dar ouvidos, um olhar de atenção e de empatia. Isso é caridade, isso é amor. E amor dispensa holofotes.

Ailton Domingues de Oliveira
Adm ∞ 
Teo ΑΩ 
Psic Ψ (acadêmico)
Escritor & Poeta

[¹] https://portaljfonte.com.br/fora-da-caridade-nao-ha-salvacao/
[²] https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2022-03/pilar-caridade-papa-francisco-padre-gerson-schmidt.html#:~:text=O%20Papa%20tem%20afirmado%20que,Cristo%20no%20rosto%20dos%20necessitados%E2%80%9D.
] https://catequisar.com.br/texto/colunas/julinei/04.htm#:~:text=%E2%80%9CA%20caridade%20%C3%A9%20um%20amor,bem%2Daventurados%20no%20outro%E2%80%9D.
[₄] https://ssvpbrasil.org.br/palavras-de-frederico-ozanam/#:~:text=%E2%80%9CSegundo%20as%20leis%20que%20regem,caridade%20na%20linguagem%20do%20cristianismo%E2%80%9D.