domingo, 26 de fevereiro de 2023

Das Veredas do Grande Sertão para a vida



Enfim, a travessia pelas Veredas do Grande Sertão, de João Guimarães Rosa, chegou ao final. Uma travessia que pude encarar sob várias óticas: teologias do sertão, filosofias do sertão, psicologia do sertão, poesia do sertão... Como o próprio poeta dos sertões resumiu em vários trechos de sua obra, e que é também o slogan desse blog: "O sertão é o sozinho. O sertão é dentro da gente. O sertão está em todo lugar."

O sertão, trazido sob a sensibilidade de Guimarães Rosa, tornou-se um cenário de sonho, fé e luta a céu aberto. Através de suas personagens, sertanejos, jagunços e donzelas, carregados de intensos sentimentos e regionalismo pude perceber a preciosidade geográfica da natureza, ora seca, ora verdejante, bem como os requintes culinários relatados aos detalhes. 

Um verdadeiro clássico, às vezes de compreensão não tão fácil, devido ao dialeto próprio que enreda os habitantes deste Grande Sertão sob o olhar apaixonado de Rosa. Chegar ao final desse romance tão sentimental, quanto sofrido e bruto, foi como romper paradigmas que cercam a imaginação distante de quem não conhece o coração do sertanejo das Gerais. 

Impossível não extrair pensamentos teológicos e filosóficos dessa literatura. Impossível não ver poesia em tanta bruteza de suas personagens. Impossível não cair na tentação de analisar, psicologicamente, a personalidade das personagens e principalmente a inteligência preciosíssima do autor que se debruçou de corpo e alma, tendo como bagagem, meses à fio sob o sol do sertão para extrair o máximo de suas estórias. 

Confesso, tenho essa obra desde os anos de 2001 e tentei começar a leitura por diversas vezes. Em meados de 2016 recomecei de forma mais intensa mas, ainda assim, fui interrompendo propositalmente. As últimas 200 páginas consegui concluir nos últimos 8 dias. Considerei que era o momento de finalizar essa obra, encontrar de fato o seu final e abraçar o fim. Tudo na vida tem um fim... Somos seres findáveis. Mas, o sentimento é eterno, intenso, bem como a memória dos lugares por onde passei durante essa travessia dos "Grandes Sertões". 

"Tu não achas que todo o mundo é doido? Que um só deixa de doido ser é em horas de sentir a completa coragem ou o amor?"

Não dá pra descrever apenas um pensamento. A obra toda é repleta de aforismos que nos cravam a memória feito espinho e lateja a alma de sentimentos corajosos, reverberando em suspiros e sensações a alegria desmedida pelos rompantes certeiros de cada poesia sertaneja lançada desde os amanheceres até a cortina escura da noite abrilhantada pelas estrelas, ora sem nada, ora com a lua. 

"Mas aqueles olhos eu beijei, e as faces, a boca. Adivinhava os cabelos. Cabelos que cortou com tesoura de prata... Cabelos que, no só ser, haviam de dar para baixo da cintura... E eu não sabia por que nome chamar; eu exclamei me doendo: - Meu amor!..."

Nesse romance, quase que proibido, o amor não era o pecado, mas a falta de coragem de se entregar ao desconhecido do sentimento, com certeza foi a ruína de suas personagens. A angústia exacerbada pela voz de seu protagonista, o ex-jagunço, agora chefe de bando, Riobaldo Tatarana, o urutu-branco, ficou nítida nas lágrimas derramadas em sua trágica despedida. Inocente e culpado. Coragem para as batalhas de arma e sangue mas, e no amor, na afeição ardente, desencorajado pelo desconhecido de seu interior. 

"Ela tinha amor em mim. 
E aquela era a hora do mais tarde. O céu bem abaixando. Narrei ao senhor. No que narrei, o senhor talvez até ache mais do que eu, a minha verdade. Fim que foi. 
Aqui a estória se acabou. 
Aqui, a estória acabada.
Aqui a estória acaba."

Acredito eu que as reverberações desse romance não se findaram em mim com o término da travessia literária. Todo fim requer um começo. Novos rompantes de pensamentos reverberados em notas poéticas, psico-filo-teológicas podem emergir destes sertões. Mas, por hora, desfecho com essa pérola narrada feito coice na cara do sentimento que teima se calar frente aos desatinos da travessia:

"(...) Ah, o senhor pensa que morte é choro e sofisma - terra funda e ossos quietos... O senhor havia de conceber alguém aurorear de todo amor e morrer como só para um."

"(...) E já parava meio longe aquele pesar, que me quebrantava. Lembro de todos, do dia, da hora. A primeira coisa que eu queria ver, e que me deu prazer, foi a marca dos tempos, numa folhinha de parede. Sosseguei de meu ser. Era feito eu me esperasse debaixo de uma árvore tão fresca. Só que uma coisa, a alguma coisa, faltava em mim. Eu estava um saco cheio de pedras."

"(...) Mas ninguém não pode me impedir de rezar; pode algum? O existir da alma é a reza... Quando estou rezando, estou fora de sujidade, à parte de toda loucura. Ou o acordar da alma é que é?"

"(...) O diabo não há! É o que eu digo, se for... Existe é homem humano. Travessia." - Fim.

* Grande Sertão: Veredas - João Guimarães Rosa - Ed. Nova Fronteira - 36ª ed. RJ - 1986.


"Não vivo pra sempre... minha travessia é intensa, porém, curta. A gente sempre caminha pro fim. " (A.D.O.)

Ailton Domingues de Oliveira
Adm ∞ 
Teo ΑΩ 
Psic Ψ (acadêmico)
Escritor & Poeta
*Pós Graduando em Psicanálise, Coaching e Docência do Ensino Superior