terça-feira, 5 de abril de 2011

Comentário - Efésios 5,8-14

“’A partir do batismo somo novas criaturas; por isso, devemos agir com bondade, justiça e verdade.’ ‘...Éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor...’
Como nossa conversão deve ser diária, torna-se mais que necessária e constante a luta contra nossos vícios e paixões. A cada momento em que adquirimos, conquistamos ou ganhamos gotículas de sabedoria tornamo-nos mais e mais responsáveis por nossas atitudes, impensadas ou não.
Se semeamos coisas boas, ótimo, Mas se plantamos um limoeiro, não podemos exigir que o seu fruto seja doce.
Diante dessa responsabilidade, ao nos tornar cientes das Leis da Sabedoria, não podemos simplesmente vendar os olhos e dizer que somos leigos. A verdade é libertadora! E justamente com esse conhecimento da verdade, adquirimos maior responsabilidade. Tornamo-nos fonte de luz diante de Deus, e por tal seremos veemente cobrados.
Assim diz São Paulo: ‘Tudo o que é condenável torna-se manifesto pela luz; e tudo o que é manifesto é luz’. Sendo assim, tudo o que fazemos, nada escapa aos olhos da Sabedoria Divina.
A partir da nossa consciência que ganha crescimento em virtude e sabedoria, quando caminhamos por bons caminhos, somos diferentes num mundo que se perde constantemente em valores fugazes, profanos e vazios.
A luta é constante, diária e o nosso pior inimigo não mora ao lado, ao contrário, vive enclausurado em nós, em nosso íntimo. A maior batalha se trava no centro do coração, nas janelas da consciência.
A inteligência se adquire mas a sabedoria nos é dada conforme o merecimento. Existem homens dotados de inteligência mas que vivem num mundo de valores supérfluos, infelizes por sinal. E quantas pessoas que conhecemos, que habitam em verdadeiras taperas, dotadas de extrema sabedoria e felicidade, sem ao menos saber ler e escrever seu próprio nome?
‘Desperta, tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e sobre ti Cristo resplandecerá’.”


Ailton Domingues de Oliveira

05/04/11
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Receba os conteúdos por email