sábado, 20 de dezembro de 2014

Agradecimento - Educadores e Educandos da FCU



“E agora, José? 
A festa acabou,
A luz apagou,
O povo sumiu,
A noite esfriou,
E agora, José? 

(Pausa)

E agora, José’s?
O período encerrou,
O ano acabou,
As notas vieram (...)
Vieram ?!!!
Enfim, férias.
Estamos de férias?!
Férias pra que, né, José’s?
Que nos venha 2.015!
Nos venham os trabalhos,
Nos venham as provas,
Até a tal da ABNT (...)
Que venha! Se quiser, é óbvio. 
Porque, José’s, vocês são os caras!”



Dois mil e quatorze foi um ano movimentado no ambiente acadêmico da Faculdade Católica de Uberlândia. Acreditamos SIM que o saldo foi positivo. Acreditamos, também, que podemos avançar e melhorar, tanto no individual quanto no coletivo. A evolução alcançada, aos nossos olhos, é medida pelo grau de satisfação tanto da “Casa” quanto de seus “Membros”. Não ousemos vendar os olhos para nossas falhas, isso seria hipocrisia. Ao contrário, assumamos nosso papel de verdadeiros educadores e educandos, com humildade, humanidade, dedicação e, principalmente, amor à causa. Quando o profissional, seja da parte de quem ensina ou da parte de quem aprende, esquece alguns valores humanos, coloca em xeque todo o trabalho empenhado e, assim, o tempo gasto pode ter sido em vão. Em contrapartida, quando o humano e o profissional se mesclam no individual de cada um de nós, o resultado alcançado é maior que o esperado.

Este ano que se encerra celebramos muitas conquistas mas, também, sofremos diante dos obstáculos da vida. Como uma família que se forma em cada turma de cada curso, nos solidarizamos com as dificuldades de nossos amigos e amigas. Muitas vezes o inexplicável e o fatídico nos deixaram um saldo de dor e incerteza sobre a vida. Alguns de nós experimentaram muitas dores como: distância de pessoas queridas, problemas de saúde na família e a perda de um ente querido para a morte. Neste último caso, um sentimento que o nosso lado humano ainda busca responder diante da ciência e da fé. Nessas horas, nesses momentos de angústia e sentimento de solidão, inevitáveis, podemos sim ultrapassar as barreiras institucionais para sermos simplesmente humanos. Esse é um papel para todos, principalmente, em nosso ambiente acadêmico.

Neste tempo de advento, celebremos, pois, a esperança depositada em cada membro desta imensa família que é a Faculdade Católica de Uberlândia. Que cada um possa cumprir com dignidade e honradez o seu papel na sociedade. Celebremos também a certeza que a ciência busca o seu melhor caminho com ética e respeito em prol da vida, da justiça e da verdade. Acreditemos, e nos empenhemos para tal, para que não façamos parte, simplesmente, de uma estatística de graduandos e graduados, ou, alunos e mestres, da cidade de Uberlândia. Sejamos mais! Sejamos um diferencial nesta sociedade e na vida de cada um que nos rodeia! E, então, celebremos com muito SONHO, muita FÉ e muita LUTA esse tempo de preparação para a chegada do Menino Deus, Ele que atravessa séculos e gerações com seus ensinamentos de amor. Abramos as portas de nossos corações e acolhamos com simplicidade Àquele que há de chegar e restaurar a Paz.

Feliz Natal a todos e que nos venha 2015 com muitas conquistas, Saúde, Paz e Amor!