quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Puritan_s, piriguet_s, fofoqueir_s...: é tudo quenga!!!





Minha avó já dizia: "Cuidado com quem você anda, menino! Fica andando com gente que não presta vai acabar no fundo do poço! Gente boa quer o seu bem e não te leva pro mau caminho!"

Mas, a gente nunca aprende a lição só de ouvido, né? Tem que botar na prática! Tem que sentir a realidade na pele! Só se aprende caindo... pra depois levantar e dar razão às vozes da sabedoria. Quem já caiu quer poupar aos seus mas, não adianta, infelizmente. A teoria aprendida por quem já praticou não funciona aos ouvidos de quem ainda não viveu.

"Menino", continuava ela, a minha avó, "fica longe de quem gosta de fofoca porque amigo de verdade vai te falar na cara e não vai fazer leva e trás; você sabe que quem faz essas coisas é cobra!" Deus me livre de "cobras" e das "cobras"!!!

A gente vai morrer e com certeza não vai ver tudo nem tampouco conhecer o ser humano em seu profundo universo. "Vivendo e aprendendo, vovó!"

"Cuidado com o veneno da língua!" "Palavra mal dita volta pra quem proferiu!" "A língua é arma afiada que corta feito navalha!" "Não se iluda com as aparências, menino, olhe nos olhos e vai enxergar se é demônio ou anjo o que tá na sua frente!" "Se afaste, meu filho... se afaste o quanto puder, porque o veneno está no ar, ao redor de quem tem só o mal no coração!"

O tempo passa e a gente aprende, cada vez mais, na prática, tudo o que um dia foi teoria. Todo o dito acima se aplica ao ser humano, independente se feminino ou masculino. Usei o nome do enredo no feminino por conta do seriado "Gabriela". Inspiração "doroteiana"!

Coitada das quengas que vão levar a fama das cobras...