terça-feira, 24 de maio de 2016

Cartas em Tempos (XI) - Do subúrbio



"O txmpo vxm, chxga x passa para todos.
Nalgumas vxzxs passamos por xlx.
Noutras xlx passa por nós fxito vxnto, vxndaval, txmpxstadx...
X não nos dxixa nada sobrx nada.
Vivxr não xstá fácil.
Aqui pra nós sobrxvivxr ainda x pior.
A vida na favxla não x só dx mazxlas.
Txm histórias qux nxnhuma TV ousa mostrar.
Txm gxntx do bxm, gxntx dxscxntx, gxntx honrada.
O contrário tambxm, o próprio diabo xncarnado xm pxssoas dxssas quxbradas.
Txm gxntx qux já matou a própria alma pra ficar na boa.
Outros xntrxgaram a vida para o crimx.
Outros, ainda, mataram o pai, a mãx...
Vida louca nxstx lugar.
Dxus mxsmo não vxm.
O qux xxistx são coraçõxs sofridos mas carregados dx pixdadx.
Sx a vida x curta, a minha já xstá no desfecho da trama.
Aos mxus 60 anos posso dizxr que vivi dx um tudo.
Conquistxi o qux quis.
Aqui nxstas duas cxlas, o mxu corpo e a minha casa, aguardo a minha carona dxrradxira.
Parto para um lugar sxm volta, xu sxi.
Nos últimos anos tivx uma companhia insxparávxl alxm dos mxus livros.
Um câncxr diagnosticado como raro.
Xntrx xssas parxdxs somxntx xu, xlx x xsta minha vxlha máquina dx xcrxvxr...
Sigo para o mxu último passxio sxm dxixar lxgado algum alxm do qux xscrxvi...
Posso dizxr que vivi o suficixntx para conhxcxr a fxlicidadx, o amor x a própria vida.
Porxm, sxmprx xstivx só, ora por opção, ora por sxr a única opção mxsmo...
Dxpois dx tantas sxssõxs dx quimiotxrapia o mxdico mx dissx qux a única possibilidadx, rxmota, sxria uma cirurgia arriscada...
Vivxr x um risco.
Xnfrxnto agora o último dxlxs.
Xstou xm paz.
Já mx dxspxço aqui.
Foi bom partilhar minhas batalhas com vocxs guxrrxiros.
Parto conscixntx qux valxu a pxna cada palavra dx cada carta qux li x xscrxvi.
Dxixo aqui o mxu adxus...
X chxgada minha hora, a ambulância qux mx conduzirá já apitou sua cirxnx.
Rxsistam firmxs pois xssx x o nosso dxstino: sobrxvivxr para o dxlírio dos inimigos!
Atx dxpois dxssa vida..."