quinta-feira, 23 de agosto de 2012

"Essa é boa: política é política...!"

 Eis que diz o cidadão candidato: "política é política!!!"

Chega ontem no portão da minha casa um um dos, dentre os mais de quinze candidatos à vereador que surgiram no bairro onde moro, o sr."Pé de Ferro", tal como tem se apresentado por aí. Disse que já estava de posse da autorização do dono da casa, que por sinal é seu primo, e que iria pintar os muros. Estava acompanhado de outra pessoa que  desconheço.

Minha resposta foi única: "NÃO!!! NEM TE CONHEÇO!!! E OUTRA, TENHO A MINHA CANDIDATA E JÁ TEM UM BANNER COM  PROPAGANDA DELA!"

Ele insiste em falar que a Justiça assim determina, quem manda é o dono e exemplificou citando que um outro candidato que pintou o muro com autorização apenas do inquilino pagou uma multa de valor exorbitante. Em suma e de maneira indireta, manda quem pode!

Mantive minha palavra e só mudaria algo se o proprietário viesse falar comigo. Do contrário nada feito. E mesmo que não houvesse acordo, e ele acabasse por pintar os muros, do lado de dentro eu autorizaria a colocar cartazes, faixas, o que coubesse. Afinal, do lado de dentro mando EU!!!

A conversa finalizou com um chavão que, realmente seria cômico se não fosse vergonhoso e remetesse a um tom de insegurança ao que poderá acontecer futuramente, caso o sr. Pé de Ferro seja eleito.  "Você sabe que política é política, né? Se a casa fosse de um primo dela, com certeza ela faria o mesmo!" disse o candidato. Este mesmo argumento se repetiu por outras vezes, "política é política (...) cê sabe, né?"

Agora me coloco a pensar, se antes de se eleger uma pessoa tem pensamentos e atitudes desse tipo imagina só o que vem depois das eleições! Política é política realmente! E digo mais, não é vale-tudo! Não é pra atropelar quem aparecer pela frente à fazer valer o seu desejo. No tom que ontem escutei por repetidas vezes que "política é política" dava muito bem a entender que na política vale tudo...

Uma pena! Pois, a política em si anda carente não só de bons candidatos mas de pessoas que se interessem realmente por essa arte do bem comum. E, uma vez interessadas e ou inseridas no meio elejam nomes conscientes e que façam jus ao cargo. Mas, de repente, vem alguém e sem pensar direito nas palavras deixa uma imagem ainda mais deturpada daquilo que há muito é causa de asco...

Seria ainda mais engraçado se não fosse literalmente afrontoso! "Política é política" é na casa do chapéu!!! Ao "lasquera"!!! Vai estragar o sistema pra lá, sô!!!

Ailton Domingues de Oliveira
(23/08/12)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Receba os conteúdos por email