sábado, 21 de maio de 2011

Outro sonho e uma profética lição.

"... No quintal da casa de meus avós...
na terra, próximo a um pé de mamão
e a uma casinha de madeira
Meu avô, falecido,
disse à minha avó
que retirasse aquela planta
daquele lugar ...
E assim, ela o fez.
Saíram debaixo da terra,
na cova da planta,
e na raíz que parecia não mais existir,
pequenas cobras.
Eram cinco ao todo.
Vinham em minha direção.
Eu me afastava,
rastejando sentado e de costas
Elas, não me alcançavam ...
Uma pela esquerda
Outra enrolada numa folhagem à direita
Três saindo de dentro da casinha de madeira ...
Um sonho, que tirou-me o sossego
do dia seguinte e da semana.
Sonho, porque vi meus avós,
senti-os bem próximos ...
Lembranças e saudades ...
Um pesadelo, porque agora eram cinco e pequenas ...
Levei em consideração um outro que tive ano passado,
sendo uma cobra grande, verde, sobre minha cama:
enorme, próxima, astuta ...
E não houve como pensar diferente,
e não fazer nenhuma ligação ...
Serão, agora, cinco traições ???
Não !!! Literalmente não !!!
Um problema, uma cobra,
quando detectado já em seu tamanho grande,
maior o esforço para solucioná-lo,
maior a chance de fracasso
na tentativa de resolvê-lo...
Problemas pequenos,
que sejam cinco ou dez,
não subestimando o veneno de uma pequena serpente,
mas, muito mais fácil e prático
de pisar em sua cabeça.
Problemas, quanto identificados em sua raíz,
em sua essência,
tal qual uma doença malígna diagnosticada
em tempo certo e tratada
com uma prescrição certeira,
as chances de uma cura total
são cem por cento e otimistas.
Força, coragem, fé e atitude !!!"
Ailton Domingues de Oliveira