segunda-feira, 23 de maio de 2011

Comentário - "Eclesiástico 4,12-22"

Leitura do Livro do Eclesiástico – 4,12-22

A SABEDORIA comunica a vida a seus filhos e acolhe os que A procuram. Os que A amam, amam a vida; os que A procuram desde manhã cedo serão repletos de alegria pelo Senhor.
            Quem a ela se apega herdará a GLÓRIA; para onde for, Deus o abençoará. Os que A veneram prestam culto ao santo; pois Deus ama os que A amam. Quem A escutar julgará as nações; quem A ela se dedicar viverá em segurança. Se alguém confiar Nela, vai recebê-la em herança; e na sua posse continuarão seus descendentes. No começo, ela o acompanha por caminhos contrários, trazendo-lhe temor e tremor; começa a prová-lo com a sua disciplina, até que ele a tenha em seus pensamentos e Nela deponha sua confiança. Então voltará a ele em linha reta, o confirmará e lhe dará alegria, lhe revelará os seus SEGREDOS e lhe dará o tesouro da CIÊNCIA e da compreensão da JUSTIÇA.
            Se, porém, se desviar, ELA o abandonará e o entregará às mãos do inimigo.


Comentários

Deus, o Criador, nos dá o livre arbítrio e assim escolhemos o caminho pelo qual queremos trilhar. A sabedoria é um dom celeste que não requer nenhuma inteligência extraordinária para tê-la, é necessário apenas querer, mas um “querer” com determinação, um “querer” com persistência, um “querer” com renúncia. A SABEDORIA está para quem A quer.
ELE, nosso Deus, deixou a SABEDORIA não só como um dom, mas também como herança divina. Não é necessário um vasto currículo ou diversos diplomas para possuí-la. Ao contrário disso, ela está para todos em igualdade. A humildade e a sensatez são caminhos de perseverança ao qual podemos alcançá-LA.
A SABEDORIA que Deus se refere é aquela que nos mantém no caminho do bem. E nem sempre este caminho nos traz satisfação. A renúncia entra justamente aí. Muitas vezes, nos vemos em encruzilhadas e para sermos diferentes renunciamos nossa vontade ou nossa opinião para atender ao próximo, ao irmão.  Eis aí a SABEDORIA que o Criador nos dá. Quem se apóia Nela alcançará a Glória e as bênçãos de Deus para onde quer que vá.
Deus ama a quem A ama. Somos instrumentos do Criador, ora imperfeitos no ser e no agir, mas que nas mãos Deste Arquiteto tão Sublime e Onipotente, as maravilhas realizadas tornam-se verdadeiras obras-de-arte; somos como um cano d’água, sujo por fora e repleto de limbo por dentro, mas que transporta em si um líquido cristalino e puro que sacia a sede de muitos. Assim são aqueles que buscam essa SABEDORIA, verdadeiros instrumentos.
A dedicação e a confiança nesta Dádiva refletem uma vida em segurança que continuará por todos os seus descendentes. No começo ela nos vem por caminhos incertos de provação, dor e sofrimento, tribulação e tentação e é justamente aí que somos provocados a nos auto-disciplinar. Quando A tivermos constantemente em nossos corações e pensamentos e Nela depositarmos nossa confiança, nem temor nem tremor haverão de nos provar ou abalar. Neste momento Ela retorna nos confirmando e presenteando de alegria, revelando seus segredos, dando o tesouro da ciência e da compreensão da justiça.
Em suma, a sabedoria está para todos, mas são poucos os que a buscam. A tão famosa e celebre frase bíblica completa este pensamento: “Conheceis a verdade e a verdade vos libertará.” Sejamos sábios da Sabedoria de Deus para reconhecer esta verdade de libertação. Não deixemos as colunas de nosso Templo interior sucumbirem diante das provações. Aprendamos e re-aprendamos com humildade e perseverança, cada dia mais, a sermos pessoas sábias nesta sociedade que habitamos. Estejamos conscientemente atentos de que o desvio deste caminho, do caminho da Sabedoria, refletirá única e exclusivamente sobre quem o fizer.

(Sugestão de leitura: Salmo 118(119)

Ailton Domingues de Oliveira